Pular para o conteúdo principal

Destaques

A Crise Econômica na Argentina: Causas, Impactos e Perspectivas

A Argentina, país localizado no extremo sul da América do Sul, tem enfrentado uma crise econômica significativa nos últimos anos. Com uma história de altos e baixos financeiros, a nação enfrenta desafios persistentes que afetam sua estabilidade econômica e o bem-estar de sua população. Neste artigo, exploraremos as causas da crise econômica na Argentina, seus impactos sobre a sociedade e a perspectiva futura para a recuperação. Causas da crise econômica: Várias causas contribuíram para a crise econômica atual na Argentina. Entre elas, podemos destacar a elevada inflação, a dívida externa crescente, as políticas governamentais inconsistentes e a falta de investimento em setores-chave da economia. A Argentina também enfrenta desafios estruturais, como a alta dependência de commodities agrícolas e a falta de diversificação econômica. Além disso, fatores externos, como a desaceleração econômica global e a valorização do dólar americano, também tiveram um impacto negativo sobre a economia a

CLUB DE PESCADORES ARGENTINO

clube argentino de pesca




O club de pescadores argentino teve seu início com um grupo de pescadores que se reuniam para praticar seu esporte em um velho caís, chamado de Los Franceses, que se localizava no prolongamento da atual rua Ayacucho por onde circulavam trens da estação de retiro em 3 de agosto de 1903. O prédio utilizado naquela época, foi utilizado anteriormente, por empresas carvoeiras francesas no século passado para o desembarque de seus produtos, diretamente nos vagões ferroviários, para serem distribuidos pelo país.
Esses pescadores receberam uma autorização das autoridades nacionais à realizarem seu esporte, e a partir daí em conjunto começou a reformar o lugar, munidos de matérias, como madeira e restos de matérias ferroviários para terem uma melhor condição e segurança para a pesca.
 A partir desse momento nasce a primeira entidade do gênero da América Latina com cerca de 10 quadras de Caís,  no dia 10 de Agosto de 1905  devido a fúria das águas do Rio La Plata o velho Caís de Los Franceses é levado pela forte correnteza e põe um breve fim ao sonho dos pescadores, que passaram a partir daí a pescarem onde e como podiam, durante quatro longos anos, até um comissario de polícia e amigo pessoal do atual presidente Alcorta na época conseguir uma autorização de pesca em Dársena Norte.
A presente autorização foi dada ao comissário de polícia, o senhor Julio Almanza, e possuia um número limitado de 25 pescadores, esse número posteriormente foi dobrado por Almanza por conta e risco para 50 pescadores e então a associação de pescadores se junta novamente.
Conforme o tempo foi passando e a associação foi crescendo veio também  a vontade de ter seu próprio Caís as margens do Rio de La Plata então no ano de 1926 é reunida uma assembléia geral afim de realizar um empréstimo interno de seus atuais 715 associados para arrecadar fundos para a construção de um Caís e o Imóvel Social.
Devido ao aumento da cota de cada sócio que atualmente pagava $3 moedas nacionais, pasaram a pagar $10 moedas nacionais e uma contribuição obrigatória de $50 moedas nacionais que poderia ser paga de uma só vez ou dividida em 10 cotas e também a criação de uma nova categoria de Sócio vitalício no valor de $500 em uma única parcela ,o número de Sócios foi reduzido para 575, por que um automóvel na época valia en torno de $1000.
Em 1928 o então presidente Marcelo Torcuato de Alvear assina o decreto que confirma a construção do atual prédio do Club de Pescadores na Avenida Costanera Norte como uma prolongação imaginária rio adentro da Avenida Domingo Faustino Sarmiento. Só então no dia 16 de janeiro de 1937 é inaugurado oficialmente o prédio totalmente mobiliado e decorado sem nenhuma auxilio financeiro de fora do círculo associado!
Com o passar dos anos, em 2001, a nação Argentina reconhece o Club de Pescadores como Monumento Histórico Nacional, consolidando assim, sua permanência definitiva à beira do Rio de La Plata!
Atualmente o club de pescadores conta com várias sedes em diversos locais na Argentina mas infelizmente os locais são exclusivos de visitação para sócios, inclusive esse da Costanera Norte, que além de ser um lugar incrível conta com um restaurante aberto ao público em geral mas suas demais localidades são de acesso exclusivo para sócios, se você gostou e se interessou pelo local saiba mais de sua história e de como se associar pelo site : https://www.club-pescadores.com.ar/

Comentários